
Continuando a mostrar pra vcs de onde vieram algumas ideias, essa é a temática dos albuns que ele lançou.O simpático ae na foto é o próprio Arjen Lucassem.
Entendam que não há spoilers nesses textos, pq eu apenas me inspirei neles, o que acontece ae não necessariamente vai acontecer na cronica...apenas li os textos (que na verdade são letras) e tive ideias inspiradas por eles.Na verdade, fui inspirado mais pelas músicas do que pelos textos, fazendo com que o clima das melodias me desse ideias de cenas e acontecimentos para a cronica. As que mais me isnpiraram fora: Computer Eyes (de um cd que não ta nessa lista ae mas que foi regravado pelo Stream of passion), Into the black hole e The castle hall (do the Eletric castle) além da pain e da Love do Human Equation.
The Final Experiment [1995]
A primeira Rock Opera da banda. A história do álbum se divide da seguinte maneira:
Prólogo: É o ano 2084. Cientistas encontraram uma maneira de enviar mensagens para o passado usando telepatia temporal. A Terra está a beira da destruição por diversas causas, e o experimento concede uma chance a humanidade: mandar uma mensagem ao passado para avisar sobre o futuro da Terra.
Ato I: Quem recebe as mensagens telepáticas é Ayreon, um menestrel cego que vive na Bretanha do século 6. Desde seu nascimento, ele viveu na escuridão, até que um dia as coisas mudam: Ayreon consegue ver imagens. O menestrel acredita que essas visões lhe foram enviadas pelos Senhores do Tempo. Apesar de faltar muito tempo para a destruição da terra se concretizar, Ayreon decide sair para contar o conto sobre a dstruição da terra, cantando canções de guerras, desastres naturais e tecnologia de computadores. Os contos acabam assustando os aldeões, que o expulsam da cidade.
Ato II: Sozinho e expulso de sua vila, Ayreon vai ao castelo do Rei Artur, e, sendo um famoso menestrel, lhe é permitido cantar suas visões na corte do Rei.
Ato III: Com inveja da habilidade de Ayreon de ver o futuro, Merlin, o mago da corte, não se agrada com as mensagens do menestrel, convencendo a corte de que Ayreon é um charlatão.
Ato IV: Merlin acredita que é preciso silenciar Ayreon para sempre, e o amaldiçoa. Com a maldição completada, Merlin percebe seu erro, mas é tarde demais. O mago então profetixa que a mensagem irá chegar na mente de outro menestrel no inal do século 20.
Into the Electric Castle [1998]
A segunda Rock Opera é um álbum duplo, que dá continuidade ao contexto da história do primeiro álbum.
O álbum conta a história de 8 personagens estereotipados de diferentes períodos do tempo, que repentinamente se encontram em outra dimensão. Um Highlander, um Cavaleiro, um Egípcio, um Indiano, um Bárbaro, um Romano, um Hippie e um homem do futuro. Cada um deles tenta entender onde está e o que eles supostamente precisam fazer. É então que surge uma voz dos céus, dizendo-lhes que a dimensão onde eles se encontram é construída em medos e sonhos. Para encontrar o caminho de volta para sua dimensão e tempo, eles precisam ir á procura do Castelo Elétrico (o Electric Castle do título). Durante a procura, cada personagem é forçado a confrontar seus medos mais profundos, e nem todos conseguem sobreviver ao perigoso caminho para o Electric Castle.
No fim da jornada, aqueles que conseguiram combater seus medos com sucesso, descobrem que a voz pertence a um alienígena chamado "Forever of the Stars" (Eterno das Estrelas), membro de uma raça alienígena que vive numa galáxia distante. Esses alienígenas criaram o planeta Terra e seus habitantes como um experimento, para que pudessem estudar, e um dia talvez poer experenciar emoções, pois eles haviam perdido seus sentimentos há muito tempo atrás.
Universal Migrator [2000]
Esse é, basicamente, outro álbum duplo, mas cada um vem separado, então falarei de ambos de modo separado.
Universal Migrator Part 1: The Dream Sequencer
Aqui, diferentemente do Into de Electric Castle, temos apenas um vocalista diferente em cada música. Assim, cada vocalista representa uma personalidade distinta do último colonizador de Marte, o personagem principal.
É o século 22. Passaram-se 100 anos desde que a última guerra mundial acabou com a vida na terra, como Ayreon havia prevenido século 6.
Durante a guerra, um número de colonistas vivia em Marte, e testemunharam a destruição da Terra de longe. Durante anos eles se mantiveram vivos com os suprimentos que eles haviam trazido da Terra. Esses suplementos foram se acabando, a maioria dos colonizadores morreu. O personagem principal, é o último ser humano sobrevivente, um filho dos primeiros colonistas. Ele nunca esteve na Terra.
Para poder suportar o tédio em Marte, técnicos engenhosos desenvolveram o Dream Sequencer (Sequenciador de Sonhos), uma máquina que permitia aos colonizadores viajara para dentro de si mesmos por meio de hipnose, e também para suas vidas passadas, suas pré-encarnações, aparentemente.
É nessa máquina que o colonizador revive sua juventude em Marte, sua morte como uma mulher na guerra de 2084, a primeira chegada a Lua, em 1969, e sua vida como o porta-estandarte na famosa pintura de Rembrandt: The Nightwatch*. Ele permanece nas costas da Inglaterra como a Rainha Elisabeth I, observando a frota inglesa partindo para conter a Armada Espanhola, e, como uma garota Maia, ele testemunha as cerimônias sagradas em Tikal. Descobrimos então que o colonista havia sido o menestrel Ayreon, e que, em uma de suas outras prévias encarnações, ele testemunhou a construção de Stonehenge. A primeira encarnação de sua alma foi o primeiro ser humano na Terra.
Universal Migrator Part 2: Flight of the Migrator
O álbum continua contando a história do último colonizador de Marte, quando ele decide voltar ainda mais no tempo. Ele deseja voltar o máximo no tempo, ir até o momento em que o Universo está para ser criado, um tempo onde não havia nada além do caos. O colonizador testemunha o Big Bang a criação da primeira alma: o Universal Migrator (Migrador Universal) . Essa alma divide-se em várias novas almas, que irão à procura de planetas que possam ser habitados.É assim que elas levam a vida para diversos planetas e dão início a diferentes civilizações.
No programa do Dream Sequencer, o colonizador segue a alma que está procurando a Terra. Em sua longa jornada através do espaço, ele passa por manifestações astronômicas, como quasares, pulsares, supernovas, buracos negros e buracos de minhoca. Ele finalmente entra no sistema solar, mas o programa do Dream Sequencer sofre uma sobrecarga. O colonizador nunca deveria tentar ir tão longe no tempo. O Dream Sequencer tenta desesperadamente acordar o colonizador de seu profundo estado de hipnose, mas á tarde demais; o colonizador morre na máquina. Então o Migrator se comunica com ele através de palavras: "Eternity lies before you. You are the new Migrator!" ("A eternidade está ante você. Você é o novo Migrator!")
The Human Equation [2004]
Nesse álbum (também duplo), Arjen decidiu mudar um pouco a ambientação dos seus tradicionais álbuns Sci-Fi para uma álbum que trata mais do interior do homem, explorando o domínio das emoções dentro dele.
A história é sobre um homem, que sofre um acidente de carro, e vai parar no hospital, em estado comatoso. O acidente de carro foi bastante bizarro: em plena luz do dia, e não havia nenhum outro carro por perto. Sua esposa e seu melhor amigo fazem vigilância ao lado de sua cama, tentando entender o que aconteceu, na esperança de que ele acorde logo.
Isolado do mundo externo, o homem se encontra preso em um estranho domínio, onde as suas emoções - a maioria das quais ele ignorou por muito tempo - ganham vida para confrontá-lo com todas as escolhas que ele fez em sua vida.
Conforme ele é levado de uma memória para outra, ele lentamente começa a tornar-se ciente de todos os eventos que levaram ao seu acidente, e descobre que se ele quiser sair do coma, ele precisará encontrar um meio de sair de sua prisão.
Ok, basicamente, até o fim do álbum, parece não haver ligação alguma com as histórias posteriores. Até que nos últimos 25 segundos da última música, a mesma é interrompida e ouvimos uma voz computadorizada falando:
"The Human Equation program aborted. Have a nice day."
E então:
"Dream Sequencer system offline" (que é exatamente a mesma voz que anuncia o início do programa, no álbum Universal Migrator I.)
E por fim:
"Emotions. I Remember." (e que é a mesma voz do alienígena Forever of the Stars, do álbum Into the Electric Castle)
2 comentários:
caraca, isso que é inspiração, o resto é brincadeira...
O cara é tão doido quanto a gente.
Não, o cara é MAIS doido que a gente!Viagem completa isso! CREDU! Ta igual aventura do Marcinho esses albuns!
Postar um comentário